09/01/07

Sobre os próximos temas

Deixo aqui uma previsão sobre os próximos temas a introduzir neste blog:

Sobre as minhas últimas três pranchas

Sobre os Gurus, Kangurus e outros Urubus das ondas

Sobre os Campeonatos e as Escolas de Surf, Bodyboard e afins

Até lá estou aberto a todos os tipos de participação e opiniões

19 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Homem do Mar fico mt contente por nascer este blog! Espero que o blog tenha uma componente crítica mas que sirva também para matar saudades.
Abraço!

Altar Mar disse...

Filipe, recoloquei o teu comentário retirando-lhe alguma informação que possa de certa forma indentificar algum lugar, pois não quero que este blog sirva para dar pistas, ainda que súbtis. Por outro lado também não pretendo auto promover-me dai ter colocado o nome de Homem do Mar em vez do meu.

Quanto ao Blog que me enviaste, podes ter acerteza que vou participar, pois sinto que tenho essa obrigação. Aquele Hotel a ser construido está na linha das conversas que tinhamos, em que o turismo será um factor de destruição daquilo que o sustenta.

Um Abraço

o corvo vicente disse...

Dentro do espírito do blog, resolvi dar o meu pequeno contributo para um tema que me diz bastante, pois o mar tem-me acompanhado, de uma forma ou de outra, ao longo de toda a vida, sendo que essa ligação se tem aprofundado mais fortemente nos últimos 18 (!) anos. Hoje em dia é algo que está de tal forma entranhado em mim, que o corpo responde aos estímulos do mar como algo fisiológico, já não exterior ao próprio corpo. Não é só na pele que o sal e o sol deixam marcas. É uma vida moldada, para o bem e para o mal, em torno das ondas e do prazer que se tira do, aparentemente, simples facto de deslizar sobre água em movimento. Muita coisa ganhei, e muitas outras perdi por viver esta obsessão. E é aí que queria chegar. As ondas, o surf, tomam um lugar de tal forma central na vida de alguns de nós, que nos esquecemos de que há algo mais. Há uns anos atrás, quando se tinha a sensação de que o tempo não acaba e que tudo é possível, não havia preocupações com mais nada. Mas, agora, quando sem saber bem como, já passaram estes anos todos e nos deparamos com a complexidade real das coisas, surge como um facto indesmentível que a vida é muito mais para além do surf. Bem entendido que, para um “corredor de vagas” de alma, a vida sem ondas não seria exactamente vida. Porém, nesta fase, encaro o surf como uma peça importante que complementa o resto que compõe o todo complexo que entendemos como “vida”. Há quem passe pela vida sem nunca descobrir esse algo a que se agarrar, algo que, em momentos altos, nos dá a real sensação de ser para “aquilo” que vale a pena estar vivo. Mas esses momentos podem perder toda a força e magia se as tais outras partes do todo não estiverem no sítio. E é por isso que convém não perder a noção das realidades e procurar investir o tempo que se possa naquilo que julgamos de igual modo essencial para a nossa sanidade; seja o trabalho que fazemos (que nos realiza), sejam os amigos (que nos ajudam), seja aquela pessoa especial que, todos sabemos, torna tudo mais fácil de suportar. Não é simples dosear racionalmente a importância de cada um destes factores no quotidiano, mas a verdade é que nunca nos deram um manual de instruções quando nascemos para saber como proceder. Assim, as escolhas são nossas, e se é no mar que nos sentimos realmente vivos, no mais verdadeiro sentido do termo, que seja então ele o elemento central da nossa existência. Há quem tenha uma abordagem diferente do surf e das ondas, e os veja como uma forma apenas de passar o tempo, como seria dar uma volta de bicicleta ou jogar uma partida de ténis; não posso no entanto condenar quem o faz, pois talvez essas pessoas tenham na vida algo que as mova e lhes dê a mesma força e motivação que a nós dá o mar. No fundo, não somos donos da verdade para poder julgar quem não age da mesma forma. O objectivo, no fim de contas, é conseguir equilibrar o tal “todo”, e se uns precisam de doses maiores disto ou daquilo, então que assim seja. Desde que a melhor do set sobre para mim...

Anónimo disse...

censurador!!!!!

Anónimo disse...

olha, e mais vale deixares publicar os meus comentários!
senão crio blog paralelo a divulgar TUDO!!!!
inclusivé a hora da vinda do próximo anti-cristo!!!!!

Altar Mar disse...

Anónimo

O teu comentário em nada contribui para uma "reflexão" sobre o tema deste blog, porém como não é ofensivo decidi colocá-lo apenas para te informar ironicamente que o anti-cristo já esta ai, sob as mais divesas formas, algumas delas talvez nem tu as conheças.

Censura é não querer pensar e achar que tudo quanto nos dão é bom...

Anónimo disse...

sim, porque se eu algumas delas conhecesse (as formas do anti-cristo), eu nem da cama me levantaria... e passaria a morto-vivo ou vivo-morto...
ou entao transformar-me-ia em heroi de banda desenhada...

explica-me so a ironia do teu comentário, que nao consegui captar.

Anónimo disse...

ps: eu sou aquele que serei.

Altar Mar disse...

Anónimo

Pelas tuas palavras vejo que tiveste o privilégio de ouvir pessoalmente algumas sábias ideias e que me conheces relativamente bem...podes desta forma ser duas pessoas.

À eventual pessoa de Lisboa deixo esta pergunta: Já tens os novos ocúlos do Kelly Slater, essenciais para veres bem e para seres um bom surfista?

Caso sejas a do norte deixo-te igualmente esta questão: Como concilias o Caminho da Iluminação com os futebóis?


Em qualquer dos casos e dado os laços de amizade e de partilha que vivemos em alturas diferentes do meu percurso como corredor de vagas de mar, agradeço a tua participação...Um Abraço

Anónimo disse...

Pergunta: Qual o teu objectivo em querer transmitir o prazer do surf, se ao mesmo tempo te queixas do aumento do crowd?

Altar Mar disse...

Anónimo 1 (aquele que supostamente sabe quem sou).

Visto que supostamente me conheces devias saber que desprezo qualquer iniciativa de promoção pessoal e que a intenção deste blog não é falar sobre mim, mas sobre uma realidade que a todos os que surfam diz respeito e que de alguma forma os deveria preocupar. Existem porém pessoas que optam por deixar as coisas acontecerem, mesmo as que as prejudicam, sem nada fazerem. Não é essa a minha postura e espero que nunca seja. Posto isto quando tiveres algo de útil a dizer para o tema deste blog voltarei a inserir os teus comentários. Quero que este blog tenha uma postura séria...como diz a cantiga "seja bem-vindo quem vier por bem"...

Abraço.

Altar Mar disse...

Anonimo 2

Resposta: Não faço a mínima intenção de transmitir o prazer de surfar a quem vê este blog. A minha intenção é tão só e apenas mostrar áqueles que já surfam uma outra realidade totalmente desvinculada do comercialismo actual. Uma outra realidade a que felizmente tive acesso quando comecei a apanhar ondas e que ainda hoje preservo. Entristece-me ver actualmente que, a quase única preocupação do crowd é participar em campeonatos, aparecer nas revistas e usar as roupas do "surfwear". Já que surfam ou menos que sejam pessoas esclarecidas sobre aquilo que fazem e não uns cordeirinhos mansos.

É contra toda esta mecânica mercantilista que este blog se manifesta. Mecânica esta que vê no aumento da multidão dentro de àgua o seu ganha pão. Espero ter respondido a tua questão.

Caso aches que nos textos deste blog se encontra alguma calúnia ou falsidade podemos sempre trocar ideias.

Anónimo disse...

É sempre um prazer ver um blog tão bem moderado. Bom trabalho!

Altar Mar disse...

Agradeco o teu elogio, mas faço apenas aquilo que me compete como autor deste blog. Se quiseres podes contribuir de forma mais activa com algum texto ou assunto dentro deste tema.

Anónimo disse...

ok, vou pensar em escrever algo sobre gurus. depois faço-te chegar o meu texto e tu decides se pode ou deve ou não pode ou não deve ser publicado. abraço

Anónimo disse...

Boas,
tenho uma questão que gostava de colocar-te. Eu faço bodyboard e muitos dos meus amigos que fazem surf gozam comigo e dizem que é uma forma inferior de surfar.
Tu como surfista partilhas esta opinião?
Abraços,
André

Altar Mar disse...

Olá André,

Eu também faço bodyboard!!! Deves ter ficado com a ideia que faço surf pois normalmente uso o termo "surf" para designar o acto de correr ondas ou para outra situação genérica (como por exemplo surf media) dentro do contexto do blog.

Sinceramente nunca liguei muito à opinião que os surfistas tem sobre o bb, pois o facto de conseguir apanhar ondas mais buraco e mandar mais tubos do que a generalidade dos surfistas é suficiente para sentir que estou a fazer algo que de inferior nada tem. Tenho a certeza que o bb me levou a experimentar sensações que a maior parte dos surfistas nem sabe que existem.

Seja como for não faço distinção entre surf e bb, pois o que na realidade interessa é a qualidade das ondas e não o "veículo" utilizado para as apanhar e usufruir.

Até a próxima.

Anónimo disse...

Olá,
o meu nome Telmo. Apanhei uma onda, fiz um tubo e tive um orgasmo.
Será que devo acabar com a minha namorada?
Abraço
Telmo

Altar Mar disse...

Telmo,

Acho que devias ter a coragem de pegar na tua prancha e na tua namorada, largar tudo e partir à descoberta dos tubos espalhados por esse mundo fora. Certamente encontrarás tubos mais orgásmicos do que esse que referes em algum lugar remoto do planeta...talvez no Pólo Sul.

Cumprimentos