19/07/07

Sobre o Antigamente




Agradeço ao L. por estas fotos, não pela qualidade mas pelo que significam.

Muitas vezes se ouve dizer "Antigamente é que era bom...".
Não sou demasiado saudosista, talvez seja apenas um pouco nostálgico, mas em termos de surfar tenho que concordar com esta frase.

As fotos acima são de um dia em que surfei sozinho com um amigo, que ainda ficou um bom bocado a fotografar o que me deixou num paraiso privado por quase uma hora. Lembro-me que esse dia foi em 1999 e foi uma das primeiras surfadas que fiz após estar uns tempos valentes numa terra distante.

Gostava que as novas gerações pudessem igualmente sentir o prazer de surfar uma onda sem que isso fosse um exercício de disputa. Neste processo marco o ano de 2000 como o início de toda uma dinâmica negativa de aumento de crowd. Após esta data voltei a estar bastante tempo fora...cada vez que voltava a coisa estava pior e o mau ambiente na àgua era cada vez mais uma constante. Era como observar algo a degradar-se rapidamente pelas mãos de uns quantos que viram no surfar uma forma de se promoverem e de tentar ganhar alguns tostões. Que tristes, nem se deram contam do que destruiram...

2 comentários:

Anónimo disse...

O problema do crowd é que precisa de ser "educado" e foi ai que os mais velhos pecaram. Não conseguíram passar a essência do Surf, deixaram isso ao encargo de escolas que vêm o mar como forma de negocio, autentico dinheiro limpo ao fim do mês.

Não critico que novas pessoas se queiram conectar ao mar da mesma maneira que eu, mas se querem o meu respeito tem que aprender que o Surf no seu todo.

Altar Mar disse...

As novas gerações são vistas como mercado, como consumidores e não como pessoas. As Ondas são vistas como palcos de espéctaculo e não como um dos mais fantasticos elementos da Natureza. Paralelamente o crescente aumento de pessoas dentro de àgua não favorece o relacionamento entre que chega e quem já cá está.

Educar alguém é um objectivo demasiado pretencioso e complicado, pois só se educa quem quer ser educado e nunca é fácil tentar mostrar a alguém uma forma diferente de pensar.

No caso dos foruns qualquer pessoa que diga algo que vá contra o pensamento dominante é logo clasificada de forma menos positiva.

Agradeço teres deixado um comentário aqui no blog. Se te continuar a interessar alguns dos assuntos que vou abordando deixa a tua opinião.