19/11/10

O Arquitecto: O mais influente Corredor de Vagas Português


Sem seguidismos ou idolatrias (que são coisas para quem não pensa por si próprio) há que reconhecer a devida importância deste Corredor de Vagas insular. Apesar das eventuais "falhas" que lhe possam apontar ou discordâncias circunstanciais que se possam referir (eu próprio não concordarei com algumas das suas posições), este foi sem dúvida a mais relevante individualidade no panorama nacional relacionada com o contexto das Ondas. Certamente haverá quem não concorde, mas isso não retira qualquer valor à sua "obra".

Desta "obra" faz parte a fundação da COCOVAMA e a redacção dos seus estatutos, os quais resumem de forma clara a essência pura do associativismo ligado às Ondas, a qual deveria estar sempre presente e ser um exemplo a seguir. Fica igualmente ligado ao Arquitecto a "implementação" de uma mentalidade "soul" de carácter anti-comercial que influenciou durante os anos 80 e 90 a comunidade local e regional, ainda hoje presente em muitos outros Corredores de Vagas. De referir também as diversas accções que visaram proteger o respectivo contexto geográfico na mão gananciosa e consporcadora dos surf media e seus respectivos servidores. Inserido neste espírito a primeira "expedição" do Storm Rider Guide foi recebida a cânticos de baleia em pleno aeroporto de modo a entenderem que as Ilhas são "for the soul and not four de money" e que os seus habitantes não se vendem por um punhado de fotos ou pranchas em segunda mão. São também da sua autoria inumeros projectos e textos, alguns destes escritos às mais diversas publicações nacionais e internacionais tendo em vista o seu afastamento da Região apontado-lhes concreta e claramente as consequências negativas da sua acção.

Como já referi podem ser apontadas ao Arquitecto "falhas",
mas sem dúvida o seu contributo supera largamente algumas das suas acções passiveis de serem criticadas. Sem esquecer todos os outros que contribuiram para os mesmos objectivos é importante reconhecer a importância da sua acção.

Um Bem-haja para ti J.L e para toda a COCOVAMA.

Viva a COCOVAMA, ontem, hoje e sempre!

2 comentários:

Carlos Leal disse...

Sem dúvida que é um Homem que deu à causa, com os seus indiscutíveis atributos! A Cocovama lançou muitas sementes que hoje poderão frutificar na beatificação do sagrado, a essencia das catedrais líquidas preservação ad aeternum... é o objectivo. abraço e ainda bem que o espírito soul está vivo e recomenda-se!

Altar Mar disse...

Amigo Carlos,

O espírito Soul estará sempre vivo enquanto existirem verdadeiros Corredores de Vagas de Mar que se entreguem a esta causa de uma forma não-egocentrica e materialmente desinteressada buscando apenas o mais elevado nivel de comunhão com as Ondas e com a Natureza através das abençoadas Catedrais Líquidas e dos Lugares Sagrados que as envolvem.

Os valores do "Soul Surfing" ainda têm muito para dar e certamente serão uma alternativa viável aos nefastos modelos que o surf business tenta implementar por todo o mundo.

Cabe a cada um de nós individulamente e a todos(simpatizantes ou praticantes da vertente Soul)de forma unida servirmos de vectores de mudança.

Se um dia se perderem completamente os valores do Soul Surfing (o que não acontecerá de certeza!) nada mais restará do que uns milhares de coloridos "corporate puppies" que apenas fazem o que os "wave sports media" e afins lhes indicam como sendo a única verdade.

Há que manter vivo o espirito da Cocovama e de todos aqueles que ao longos dos anos e décadas têm sabido distinguir o trigo do joio.