12/02/07

Sobre as Ondas no Feminino


Ilustração digital sobre foto de Monica Bellucci. Penso que não surfa, e não tenho a certeza que goste de mar, mas é linda...como uma onda.
Ilustração: Homem do Mar


Uma namorada que surfásse fazia parte do meu imaginário de adolescente.
Hoje em dia continuo a admirar as mulheres que vão ao mar. Sei que nem todos os homens pensam assim, mas para mim a presença feminina na água é algo que tráz uma nova côr a um ambiente já de si extremamente belo. Deixo este espaço aberto para todas as mulheres que veêm no mar e nas ondas uma fonte de inspiração e que queiram contribuir de forma especial neste blog.

Senhoras deixem aqui o vosso ponto de vista...

23 comentários:

Anónimo disse...

Sabes o que te digo?! Deixa de ser salazarista em relação aos comentários, pois tu cortas mais do que revelações de surf-spots, cortas tudo o que não aprecias, isto não é base para um dialogo de igual para igual, por isso, deixa de fazer isso e talvez terás um blog como deve ser.

Altar Mar disse...

Anónima (Espero estar a falar como uma senhora dado que este tópico foi especialmente criado para as Ladies que surfam ou gostam do mar...)

Eu não corto os comentário. Até hoje apenas não publiquei 1 comentário, pois era conversa da treta de um amigo meu e em nada contribuía para a tema e finalidade deste blog.

Se tens algo de importante a dizer sobre os assuntos aqui colocados podes ter a certeza que não irei censurar a tua opinião, mesmo que seja divergente da minha. Irei apenas e tão só rebater os teus argumentos com os meus.

Quanto a ser salazarista, isso hoje em dia é um elogio, visto que Salazar foi eleito um dos 10 maiores portugueses de sempre...

Até à próxima e aguardo a tua opinião.

Altar Mar disse...

Anónimo/a (autor/a do comentário anterior)

Gostava de saber a tua opinião sobre as exageradas margens de lucro que as lojam ganham cada vez que compramos uma prancha.

Este lucro é de 30% sobre o valor final do produdo, ou seja, em cada 100 euros a loja ganha 30%, o representante entre 10% e 20% (no mínimo), a marca que as produz também não deve ganhar menos etc.

Fazendo as contas o preço de produção não deve ser maior do que 20% do preço final que os "consumidores" pagam.

Não te incomoda saber que andas a sustentar gulosos?

Anónimo disse...

A sociedade toda não funciona assim? Porque haveriam de ser diferentes as pranchas? Já agora, autor do blog, já pensaste em fazer as tuas próprias pranchas?
Se te incomoda, não vás às lojas, arranja alternativas.
Ana

Altar Mar disse...

Olá Ana


É claro que toda a sociedade consumista funciona assim, mas por isso ser um facto não quer dizer que eu tenha de concordar. Rejeito o acto surfar como um acto de consumo e rejeito também quem se mete nisto com o exclusivo interesse em fazer dinheiro. Qualquer pessoa que surfe e que se tenha verdadeiramente apaixonado pelas ondas, concerteza não se sentirá bem em transformar uma paixão em ganância, pois neste processo perderá a sua alma. Qualquer verdadeiro/a corredor/a de vagas de mar se sente incomodado com a especulação monetária a volta do mundo das ondas...

É claro que não disponho da tecnologia e conhecimentos técnicos para fabricar as minhas próprias pranchas, dai necessitar da indústria que as produz. Esta indústria não é negativa em si mesma, o que é negativo é a forma como funcionam a grande maioria das marcas que produzem "objectos surfísticos" e similares, pois fazem-no com a mesma alma de quem produz parafusos.

Se não consegues entender que tudo o que está ligado ao surfar tem, ou deveria ter, uma aura mágica e especial inconciliável com o sentimento de maximização do lucro, então ainda vais ter que te apaixonar mais...

Lê o link "Os 7 niveis do surfar" na minha Lista de Links. Talvez te ajude a ver as coisas de outra forma.

Até a próxima

Anónimo disse...

PS: Ana

Anónimo disse...

Caro homen do mar, não leves a mal mas não me lembro de ler tanta m***a junta num blog tao pequeno, obviamente levantas questões bem validas e oportunas mas ficaste por ai, pois quando de seguida decides dar a tua opinião estragas tudo...
É inevitavel reparar no pequeno/grande detalhe de que se aplicadas as tuas teorias/opiniões sobre sobre os surfmedia e a industria do surf, o bodyboard (és bodyboarder, certo ? so podes...) nunca teria chegado às tuas mãos e dame a sensação de que ele é parte importante do teu ser, certo ?...
Escreves bem, valhanos isso, mas as contradições são tantas que nem vou perder mais tempo com elas, sorry...
Fizesteme chorar a rir com aquela de Paço de Arcos ser um secret ate 98, desculpa mas ta hilariante.
Paz, + respeito ás liberdades de cada um & amor homen do mar.
Beijinhos
Joana Bravo

Anónimo disse...

Tens foto tua?
Andreia

Altar Mar disse...

Joana,

Este blog foi feito a pensar exactamente em pessoas como tu que estão totalmente cegas pela toda a panafernália criada à volta do mundo das ondas. É claro que não estava à espera de receber elogios ou gratificações quando criei este blog...antes pelo contrário, pois tento mostrar que existe uma forma de olhar para o mar totalmente oposta àquela que é hoje vigente., e que simultaneamente ponho em causa algumas falsas verdades.

Eu não sou contra a indústria do surf e bb, sou apenas contra esta indústria totalmente irresponsável e inconsciente(salvo rarissímas excepções) que apenas tem como exclusivo objectivo ganhar dinheiro sem olhar aos meios que utiliza. Comparo-a a uma indústria altamente poluente que se recusa a reduzir a sua emissão de CO2, pois isso afecta os seus rendimentos.

É claro que para surfar tem que haver quem produza os fatos e as as pranchas, mas isso não quer dizer que nos tenhamos que tornar lacaios seus e concordarcom todas as suas actuações.

Quanto a Paço D'arcos, era um secret pois muito pouca gente lá surfava antes de aparecer na Vert. Concerteza que tu só soubeste da sua existência após a divulgação nessa revista pois não me lembro, das muitas vezes que lá fui, de ver alguma rapariga a surfar(infelizmente!).

Por fim recomendo-te que leias "Os 7 niveis de surfar" na minha lista de links, pode ser que começes a perceber que existe muito mais no surfar do que aquilo que tu pensas...

Até à próxima.

Altar Mar disse...

Olá Andreia

Neste blog optei por não colocar fotos minhas pois não pretendo promever-me pessoalmente. A função deste blog não é essa.

Se quiseres podemos trocar ideias por email. Escreve-me para homem_do_mar@aeiou.pt

Até breve.

Anónimo disse...

Muito bem Joana, subscrevo tudo o que escreveste...

Maria

Altar Mar disse...

Maria,

O teu comentário é de tão pouco nivel que me recuso a publicá-lo neste blog. É de uma agressividade tão infantil e masculina que chego mesmo a dúvidar que sejas uma mulher. Seja como for visto que te deste ao trabalho de me enviares a tua opinião penso que mereces uma resposta.

Neste caso e visto que tens opiniões contrárias as minhas respondo-te com uma pergunta muito simples: O que fazes (dentro da tua lógica) para que este mundo das ondas seja mais harmonioso ou agradável?

Eu no meu caso, e dentro da minha lógica, exponho as minhas ideias neste blog, dei a cara e nome num artigo de jornal para tentar impedir a destruição de uma onda que tu nem fazes ideia que existe e participei em várias acções para impedir que algumas ondas ainda desconhecidas fossem divulgadas.

E tu o que fizeste?

Anónimo disse...

O que escreveu a maria?! Quero saber! Acho q tenho direito a saber. Tu perguntas-lhe coisas mas nao a deixas exprimir-se! Qué isso, pah?

Andreia

Altar Mar disse...

Andreia

Neste blog por mais que critique alguém ou uma situação tento fazê-lo sempre de forma educada e por esta razão não publico comentários que não sigam o mesmo padrão. Por vezes também me apeteçe ser rude e mal educado, mas opto por argumentar em vez de ofender.

Quando a Maria responder a questão que lhe coloquei e se responder de forma não ofensiva, publicarei o seu comentário como faço com todos os outros mesmo quando têm um ponto de vista diferente do meu.

Liberdade de expressão implica respeito.

Até à próxima...

Anónimo disse...

Ta ai o comentario outra vez, como referi, não queria ter ofendido, as
minhas desculpas, pedes comentarios, dei o meu...Quanto a tua resposta segue na linha do costume, não so tens o mau gosto de criticar sem mostrar o que criticas, como colocas em causa a veracidade de quem tem uma opinião contraria, ja pra não falar que em resposta a post da
Andrea dizes e passo a citar: "...pois não pretendo promever-me
pessoalmente. A função deste blog não é essa.", agora vai la ler
quantos "eu" e primeiras pessoas tu escreveste ao responder ao post que não publicaste.Ja tou arrependida de ter escrito mas pronto, pode ser que surpreendas e contraries o velho ditado da vida ensinarnos tudo menos a pensar...Fica bem e boas ondas, beijinhos

Maria

Altar Mar disse...

Olá Maria,

Visto que as tuas críticas foram pessoalmente dirigidas a mim, tive que responder na primeira pessoa. Como já referi antes neste blog não pretendo promover-me pessoalmente, mas sim dar espaço a uma opinião que é partilhada por várias pessoas e que actualmente tem sido pouco refrenciada por colocar em causa o status dos auto-proclamados "donos" do mundo do surf/BB...esses mesmo que ficam felizes quanto encontram alguém sem sentido crítico que se recusa a questionar a sua acção.

Continuo sem saber o que já fizeste em prol das ideias que defendes, pelo que aguardo com alguma ansiedade pela resposta.

Até breve...

Anónimo disse...

...e vais continuar na ansiedade sem saber a aguardar, ja que não é de todo para publicar num blog as acções que pratico em prol das minhas ideias...
se te sentes bem a criticar o que apelidaste de insulto sem o mostrares para outros avaliarem dessa tua qualificação é contigo, o blog é teu logo acho muito bem que faças dele o que bem entendes, quem não concordar que faça como eu e nunca mais ca volte...
Maria

Altar Mar disse...

Maria,

Serás sempre bem-vinda ao Altar Mar. Este blog foi feito exactamente para pessoas como tu, com o objectivo de lhes tentar mostrar uma outra forma de olhar para as Ondas e para o Mar.

Até Breve.

Anónimo disse...

qual a tua obsessão em querer mostar aos outros a tua forma de ver as coisas? em que medida é que os outros te interessam?
Andreia

Altar Mar disse...

Andreia,

A "obsessão" (como lhe chamas) em mostrar a minha opinião reside no facto de numa sociedade dita democrática todos termos a obrigação de participar públicamente nos assuntos, especialmente quando a realidade não condiz com a nossa forma de ver o mundo.

Esta maneira de ver as coisas, não é só minha (felizmente), mas sim de várias pessoas que têm a mesma opinião. Através deste blog tento dar voz a um "movimento" que, por rejeitar a fama e a glória, raramente se faz ouvir e que por isso é muitas vezes totalmente esquecido.

Os outros interessam-me na medida em que a sua forma de pensar pode provocar transformações e alterar situações. Quanto mais informadas as pessoas forem, mais consientes serão e mais díficil será manipulá-las e condicionar o seu pensamento.

Espero ter respondido às tuas questões.

Cuze disse...

Podem chamar-te sonhador. Podem, pelos vistos, sentir-se muito incomodados com aquilo que expressas - provavelmente porque enfiaram a carapuça, sentiram-se desconfortáveis ao ler algo que vai contra aquilo que normalmente fazem - podem até, não comentar absolutamente nada do que vem exposto neste post... mas da minha parte tens a minha simpatia.
Ser sonhador, idealista, ter convicções fortes e princípios fortes, sendo coerente com tudo aquilo em que acreditas, é infelizmente algo que não se costuma ver muito - em especial neste mundo de corredores de ondas.

Não sei como se podem eriçar tanto com o conteudo deste blog! Aquilo que aqui é expresso, em minha opinião, tem um substrato muito digno e positivo. É assim tão mau ser essencialmente a favor do surf no seu estado puro? É assim tão mau ser alguém que defende que o surf deve ser encarado como uma actividade de profunda ligação à natureza e que tem um potencial enorme no que diz respeito à educação ambiental e moral de cada um, especialmente os mais novos?!

É por acaso mentira, que hoje em dia os putos que vemos dentro de água, na sua maioria não têm qualquer tipo ligação ao espirito mais positivista do surf - são cada vez mais arrogantes, pretenciosos, presunçosos, e com a mania que é tudo deles, dentro de água, sem qualquer respeito não só pelos mais velhos, mas também pelo meio envolvente - algo que em minha opinião é totalmente devido à crescente mediatização do surf, por parte de escolas, marcas, média, etc?! E é bem verdade que a maioria de quem mais mediatiza o surf, não dá o seu contributo àquilo que os sustenta. A maioria não apoia muitas e boas iniciativas ligadas ao mar, não contribuem para a melhoria do ambiente (com a honrosa excepção da Patagónia), nada fazem para proteger os locais de surf, etc!

Eu pergunto: a "moranguização" do surf traz alguma coisa de positivo? E nem sequer falo do crowd. Falo da educação, da mentalidade e da atitude destes novos miudos que diariamente estão no line up!

Concluindo, Homem do Mar, continua a tua luta pelos teus ideais e principios. É algo que se valoriza por si só e não ligues nem dês tempo de antena a quem, sem qualquer critério de ataca. No entanto, na minha opinião, deverias publicar todos os comentários, sim porque se te ofendem ou são pouco educados, cá estaremos para os/as julgar!

Abraço
Keep up the good work

Altar Mar disse...

Olá Cuze

Estamos em sintonia. Viva o "soul surfing" e todos aqueles que regeitam a visão comercial desta tão especial arte de correr vagas de mar.

Abraço.

Faria disse...

Concordo com o que o utlizador anterior disse!sobretudo quanto à parte em que se diz que é desconfortável apontar o conformismo e a afinidade que muitas pessoas (principalmente os mais críticos desta visão espiritualista)têm em relação à, nem sempre positiva, indústria do surf! Essas pessoas reconhecem, lá no fundo, que descartam visôes diferentes porque lhes é conveniente. Algumas são raparigas que só pensam em "moda", outros, provavelmente, adepto(a)s ferranhos da competição e outros ainda amigo(a)s da divulgação e mediatização pura e duras. A competição positiva é positiva pelo convívio, pela promoção do desporto em si, não pela subjugação comercial de que é vitíma:de interesses conflituosos, contraditórios e tão pouco salutares. A noção de reconhecimento público e fama dominam completamente a mentalidade competitiva, quando devia ser a própria actividade e qualidade desportivas as causas maiores de tudo!Eu próprio ja competi e posso vir a competir, se achar a competição organizada boa e digna, porque acho divertido e bom:a "boa rivalidade" ensina, porque justamente estabelece novos desafios. Essa pessoas tão icomodadas (que as vezes mais parecem clones militarizados a defender os seus oficiais) simplesmente pretendem deitar abaixo mentalidades como a tua porque isso lhes causa enorme incómodo, porque as obriga a reflectir sobre "anos de ensinamentos interreseiros". Eu pessoalmente não absolutizo nem generalizo a negatividade da indústria ligada ao surf! Admito existirem pessoas que ganham a vida através do surf com iniciativas não totalmente desinteressadas, mas de todo legítimas e muitas das vezes construtivas!No entanto sei reconhecer que a maior parte desta massa e mentalidade humanas que estão ligadas ao surf são causadas pelo crescente fervor consumista, que tudo arrasta atrás de si, que se vive actualmente, sem estar com isto a apontar o dedo a um sistema capitalista(com as suas óbvias imperfeições)visto ser o único viavél e o mais demócrático dos sistemas!Acima de tudo o que importa, segundo a minha opinião, é ser moderado, pensar e ter um pensamento autónomo e esclarecido o que não acontece,infelizmente, cada vez vez mais entre os praticantes de uma actividade que é o surf, tão pedagógica quanto bela.