29/05/11

O Lado Negro da Força: O Ego, a Vaidade e a Ganância

A sabedoria xamânica antiga e a mais moderna Ciência confirmam a existencia da forma de energia aqui denominada por "Olho Místico".

O Olho Místico é uma forma de energia para muitos desconhecida. A energia do Olho Místico produzida no mais profundo dos tubos, aqui denominada por "A Força", transforma todos os que com esta contactam. A forma como cada um a absorve é variável e pode ser entendida positivamente ou tornar-se em algo negro. Aprender a lidar com esta energia é um desafio que todos os Corredores de Vagas têm de superar de modo a não sucumbirem ao lado negro e aos seus três principais maleficios: O Ego, a Vaidade e a Ganância

O Ego, segundo a sabedoria milenar budista é o maior inimigo do Ser Humano e da sua felicidade. Os que sucumbem à doença do Ego julgam-se o centro do mundo, julgam-se neste caso os "melhores do mundo", uns verdadeiros "deuses" entre comuns mortais que, julgam eles, os adoram e seguem loucamente devido às suas "façanhas e faculdades extraordinárias" a surfar. Estes doentes do Ego têm a perfeita convicção que são o motor dos desportos de ondas e que o que fazem dita os padrões actuais deste contexto. A sua doença bloqueia-lhes qualquer tipo de humildade, revestindo-os de uma falsidade que lhes permite afirmarem sobre eles próprios "que são as pessoas mais humildes do mundo". Ora a humildade não se aprego-a como uma auto-característica, sendo antes algo que é reconhecido em cada um de nós pelos outros. Os verdadeiramente humildes não procuram a todo o custo a bajulação alheia, mas antes afastam-se de todo e quaquer holofote que tentem apontar sobre si, fazendo o seu caminho sem procurar qualquer tipo de reconhecimento, ou seja, surfam para si por puro amor ás Ondas e ao Mar. Muitas vezes o Ego coloca os que a ele sucumbem num patamar ilusório, levando os mesmos a pensarem que são bem mais importantes e preciosos, do que na realidade são dizendo-lhes "Tu és o Maior", "Tu és o Melhor" , "Ninguém se Compara a TI", Ninguém surfa maior ou melhor que TU", "Os Teus patrocinios provam que Tu és o top do bodyboard ou do surf em Portugal". O Ego é um bicho que necessita constantemente de excessivo alimento, o que torna os seus portadores em seres infelizes e famintos pela próxima capa de uma qualquer revista de ondas.

A Vaidade é o resultado da falta de humildade, é a vontade de aparecer, de ser falado e bajulado. Os vaidosos dizem que esta necessidade de aparecer e de ser visto se prende com a necessidade de dar retorno ao patrocinadores. Não há desculpa mais cínica e cretina que esta, pois também esta sede de patrocinios faz parte da vaidade em mostar que se é importante e devidamente reconhecido no meio dos desportos de ondas.

A Ganância é a vontade de converter a arte de Correr Vagas de Mar em lucro financeiro puro sem olhar a meios para tal. Esta doença manifesta-se normalmente pelo desejo de ganhar dinheiro com as Ondas e com esta arte usando todos os estratagemas possiveis e imaginários levando á transformação das mesmas em objectos de consumo através de sessões fotograficas a serem trocadas por euros, à destruição da identidade das Ondas Desconhecidas também a serem trocadas por euros, à organização de campeonatos que em 99.999% dos casos não trazem beneficio algum (que não seja ganancioso) ao local onde se realizam, a infestação das praias com escolas massificadas que não visam ensinar, mas antes fazer enriquecer os seus donos e instrutores através da usurpação do espaço público para fins privados.

Associados a estes 3 pecados mortais doentios podem ser encontrados os mais variados disturbios de personalidade que têm no Narcisismo o seu expoente máximo. Este narcisismo manifesta-se na auto-idolatração e admiração que pode ser encontrada em muitos blogs e sites pessoais, nos quais os seus autores falam e expõem públicamente as suas aventuras como se tivessem uma legião de fãs a observá-los. Quem se deixa dominar pelo lado Negro da Força deixa de ser um Corredor de Vagas (talvez nunca o tenha sido) para passar a ser um fantoche mascarado de objecto de consumo colorido para embriagar as massas.

Sem comentários: