30/03/09

"Fogo" Anti-Comercial

Será este o Ínicio de uma Nova Mentalidade?

"‘Fire’ is an anti-commercial, spiritual insight into the art of wave riding that aims to unite surfers of all forms, and even non-surfers."
in http://www.tsunamimag.com/articles/mike-stewart--fire.html

O recente filme de Mike Stewart é considerado pela critica como algo anti-comercial, não apenas não-comercial, mas anti-comercial, ou seja, como algo que se insurge contra o comercialismo existe neste meio aquático. Fico na dúvida se este anti-comercialismo será genuíno ou apenas mais uma forma comercial de vender a "
art of wave riding". Acreditando que é genuíno será uma importante chama na construção de uma nova mentalidade que assume o acto de correr Vagas de Mar como algo de espiritual e muito mais extenso do que o simples desporto, moda, tendência ou negócio. Quem entende o que é algo anti-comercial facilmente entenderá a necessidade de mudança de mentalidades e atitudes implicita no conceito, o que na sua aplicação prática divide os conceitos comercial e soul, apontando-os como conceitos opostos.

A ser verdade Mike Stewart poderá deixar de ser um mero 9x campeão do mundo de Bodyboard para se tornar em algo maior. Talvez num futuro admita publicamente que toda esta panafernália de competições, de marcas e de show-off não passam de coisas sem valor. Este seria um acto de coragem equiparado (ou quiça maior) ao de enfrentar as maiores e mais pesadas Ondas do planeta.

Quem sabe se ainda o convido para participar aqui neste blog...

PS: não vi nem comprei o filme. O trailer está no youtube e é grátis.