18/09/11

Soul x Comercial II

O Soul tem preferência por surfar com poucas pessoas dentro de àgua, por partilhar Ondas com uns poucos amigos ou mesmo desconhecidos. O Soul entende perfeitamente que um grande número de pranchas na àgua é uma inversão do sentido de surfar. Para o Soul o importante são as Ondas, sendo tudo o resto completamente acessório e até dispensável.

O Comercial gosta de praias carregadas de pessoas, de multidões dentro de àgua a exibirem-se e a lutarem por um lugar. Para o Comercial o importante são as marcas, os patrocínios, os fotógrafos, os campeonatos e os competidores. O Comercial tem uma visão puramente materialista e mercantilista do acto de surfar, onde tudo se vende e tudo se compra.

04/09/11

Resistência Soul Portuguesa

A Resistência Soul Portuguesa é composta por Corredores de Vagas espalhados por vários pontos do território portugês (continente e ilhas) que de forma consciente (ou inconsciente) têm como objectivo a implementação de um novo modelo de desenvolvimento desligado ou alternativo ao actual.

O modelo de desenvolvimento proposto acenta no pessuposto que correr Vagas de Mar é uma forma de expressão física e espiritual na qual o importante são as Ondas e a relação existente entre o Homem e a Natureza. Deste modo rejeita-se o modelo actual de cariz mercantilista, consumista, competivo e comercial que usa os desportos de ondas como forma de gerar lucro fácil, sem qualquer tipo de benefício para a comunidade nem para com o meio ambiente envolvente.

A acção da Resistência Soul Portuguesa pode ser posta em prática de forma individual ou colectiva, de um modo expresso ou não, usando para tal todas as técnica e métodos julgados úteis para o desenvolvimento e implementação de um novo paradigma.

Se és um Resistente une o teu esforço a outros que como tu acreditam na mudança!