29/05/10

Associação "Corredores de Vagas do Atlântico" I


Foi recentemente lançada a primeira gota para a criação da Associação "Corredores de Vagas do Atlântico". O objectivo desta associação de carácter eco-activista é implementar, desenvolver e divulgar um novo modelo de desenvolvimento ligado às Ondas e actividades lúdicas associadas, através de todo o tipo de acções julgadas pertinentes e importantes para o efeito.

Esta associação tem como bases os valores tradicionais do "Soul Surfing" rejeitando qualquer ligação a iniciativas comerciais, competitivas ou outras que pela sua natureza tenham como objectivo a transformação do acto de surfar num objecto de consumo massificado.

A "Corredores de Vagas do Atlântico" exercerá a sua acção no plano local, regional e nacional, pretendendo levar a cabo acções diversas em todo o território português (Continente e Regiões Autónomas) com o objectivo de unificar todos aqueles que se reveêm nos seus estatutos, a publicar e divulgar brevemente, bem como defender os seus interesses e direitos. Serão bem-vindos a esta associação todos os corredores de vagas independente do tipo de prancha utilizado (incluindo-se também os praticantes de "bodysurf"). Esta associação pretende acima de tudo ser uma voz activa para todos os que se identificam com a vertente "soul" e com o tipo de valores e ideais que esta vertente inspira.

Mais informações em breve.

25/05/10

Junta-te á (R)Evolução


Evoluir e atingir alguma maturidade como Corredor de Vagas passa também pelo facto de se entender que existe um enorme fosso, um completo conflito de interesses entre nós (Corredores de Vagas) e a Indústria (do bodyboard e do surf) juntamente com os seus cães de guarda. O nosso objectivo é acima de tudo uma busca por um estado de comunhão e harmonia com o Mar e com as Ondas. O deles (da Indústria e dos cães de guarda) é transformar cada Onda surfada em euros, em dólares, em ganância, em algo que serve para vender os seus produtos . Para eles uma Onda não serve para ser surfada, serve para ser explorada como um vulgar objecto de consumo desprovido de qualquer valor ou conteúdo para lá do material.


Cabe a cada um de nós entender esta realidade e marcar a sua posição de oposição. Cabe a cada um de nós Evoluir e juntar-se á Revolução. Para bom entendedor meia palavra basta...

11/05/10

Bodyboard: O Triste Estado da Nação

Uma análise resumida de 22 anos de Mar e de Ondas em contacto com a realidade maioritáriamente pobre de espírito caracterizada por um misto fanfarão de gabarolice e frustração (devido à falta de apoios e reconhecimento público...) aliada a uma mentalidade tendencialmente mercantilizada e viciada em campeonatos e nas suas "estrelas", formada ao longo de anos por perspectivas editiorias, "jornalísticas" e pessoais baseadas em fracos argumentos e pobres conteúdos. Como diria Gonçalo Cadilhe " O surfista médio português nunca agradeceu a sorte de ser surfista. Canalha..." Lamento (como bodyboarder) ter que acrescentar que o bodyboarder típico português é bem pior.

O Mar e as Ondas são Grandes em todos o significados que cabem na definição de grandeza. O Bodyboard é sem dúvida uma "disciplina" extremamente eficiente para quem se quer aventurar em Ondas de dificuldade superior. Surfar é absorver a energia das Ondas e estar em harmonia com o seu tempo. Pena é que grande parte dos ditos bodyboarders e surfistas sejam pequenos (muito pequenos mesmo)...ainda quando gritam aos quatro ventos que são os maiores. - Em desenvolvimento

PS: agredeço que os comentários fiquem para após o texto estar terminado, de modo a que se evitem considerações dúvidosas e confusões quanto ao sentido que eu como autor pretendo dar a este texto.